terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AVENIDA DAS COMUNIDADES LUSÍADAS

Topónimo anterior: V3

As Comunidades Lusíadas, são as comunidades portuguesas que se encontram noutros países do mundo, fruto da emigração, sendo popularmente conhecidas por Comunidades Portuguesas.
As dimensões das comunidades portuguesas variam com os fluxos migratórios. Excluindo o Império Colonial, no Século XIX o fluxo migratório deu-se para o Brasil (independente) e América Latina; no Século XX, principalmente após a II Guerra Mundial, passou para a França e Alemanha; com o processo da descolonização muitos emigraram para a África do Sul, Venezuela, Suíça e Luxemburgo.
Fazendo uma relação entre a existência de comunidades portuguesas em países onde existem consulados (de outra forma não se justificariam), podemos concluir que há comunidades portuguesas em: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Venezuela, México, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Angola, Moçambique, Zimbabwe, República Democrática do Congo, Quénia, Etiópia, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, Nigéria, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egipto, Arábia Saudita, Jordânia, Turquia, em todos os países da Europa, Irão, Paquistão, Índia, Tailândia, Indonésia, Timor Leste, Austrália, China, Japão e Coreia do Sul.

TOPONÍMIA:

A Avenida das Comunidades Lusíadas foi construída nos anos de 1988/89 na parte entre a V6 e a Estrada da Rocha, sendo então conhecida por V3. A parte de ligação entre a V6 e a Rotunda Simão Bolivar foi construída na década de 1990.

Muitos dos portugueses espalhados pelo Mundo escolheram Portimão e, principalmente, a Praia da Rocha, para passar as suas férias e, alguns, optaram por adquirir neste município as suas habitações em Portugal, pelo que, o nome atribuído a esta avenida é uma homenagem mais que justa a estes portugueses.

LIGAÇÕES:
A Avenida das Comunidades Lusíadas tem início da Estrada da Rocha e termina na Rotunda Simão Bolivar. Tem ligações com as seguintes artérias: Avenida João Paulo II, Avenida São Lourenço da Barrosa, Rotunda Três Castelos, Rua Três Castelos, Rua Torres da Rocha, Rua do Miradouro, Rua Vista Mar, Rua do Sol, Rua das Ondas, Rua D. Martinho Castelo Branco, Rua do Girassol e Rua Gomes Leal.
Construção da fase da Avenida entre a V6 e a Rotunda Simão Bolivar (Arquivo da C.M.P.)
Avenida das Comunidades Lusíadas (Arquivo da C.M.P.)
Avenida das Comunidades Lusíadas (Arquivo da C.M.P.)
Avenida das Comunidades Lusíadas (Arquivo da C.M.P.)
Avenida das Comunidades Lusíadas (Arquivo da C.M.P.)

Avenidas das Comunidades Lusíadas vista da Rotunda Simão Bolivar em 2011

(Foto de Nuno Campos Inácio)

1 comentário:

  1. Uma via de circulação importante junto à Praia da Rocha. Muito se construiu nessa área em cerca de 30 anos, muito mesmo...

    ResponderEliminar