terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AVENIDA DAS OLIMPÍADAS

Topónimo anterior: Inexistente
Os Jogos Olímpicos começaram por ser um festival religioso e atlética da Grécia Antiga, que se realizava no santuário de Olímpia de 4 em 4 anos, tendo-se iniciado em 776 a.C.. Vieram a ser proibidos em 393, pelo Imperador Romano Teodósio I.
Na antiguidade participavam nos Jogos Olímpicos representantes de várias cidades-estado da Grécia, que competiam nas seguintes provas: corridas pedestres, corridas equestres, luta, pugilato, pancrário e pentatlo.
Em finais do Século XVIII o espírito olímpico renasceu. Entre 1796 e 1798 foram realizadas as L'Olympiade de la République, um festival olímpico nacional francês; entre 1862 e 1867 foi a vez da cidade de Liverpool organizar um Grand Olympic Festival. No entanto, os Jogos Olímpicos da Era Moderna começaram em 1896, com os Jogos Olímpicos de Atenas.
No entanto, o Século XX marca o desenvolvimento de outras organizações olímpicas: os Jogos Olímpicos de Inverno tiveram início em 1924; os Jogos Paraolímpicos realizaram-se pela primeira vez em 1948 e os Jogos Olímpicos da Juventude iniciaram-se pela primeira vez em 2010.
Qualquer uma das competições olímpicas supra referidas realizam-se de 4 em 4 anos, à semelhança das Jogos Olímpicos da Antiguidade, procurando ser um hino à paz entre os países participantes.
Nos últimos Jogos Olímpicos (Pequim/2008) participaram 204 países, cujos representantes praticaram, no total, 32 desportos, num total de 302 eventos (165 provas masculinas, 127 femininas e 10 mistas).
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão e os Jogos Paraolímpicos realizam-se em Londres, em 2012; os Jogos Olímpicos de Inverno em Sóchi/Rússia, em 2014; os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno realizam-se em Innsbruck/Áustria, em 2012 e os de Verão em Nanquim/China, em 2014.
TOPONÍMIA:

A Avenida das Olímpiadas foi construída na década de 1990, ligando a Rotunda do Modelo à Estrada de Alvor. Para que esta artéria fosse construída foi necessário destruir algumas barracas do bairro de lata conhecido por "Palácio". As últimas barracas e casas ilegais foram demolidas em 2009, para nesse local ser construído o futuro complexo desportivo de Portimão. A atribuição deste topónimo está relacionado com esse projecto imobiliário, que alterará por completo a paisagem actualmente existente.

LIGAÇÕES:

A Avenida das Olimpíadas tem início na Avenida São Lourenço da Barrosa e termina na Estrada de Alvor. Faz ligação com as seguintes artérias: Rua Dr. Manuel Bentes, Rua da Cruz Vermelha e Rua Jaime Banho Dias Cordeiro

Avenida das Olímpiadas em 2011 (Foto de Nuno Campos Inácio)

1 comentário: