terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AVENIDA DO BRASIL

Topónimo anterior: Inexistente Antiga colónia portuguesa, o Brasil é, actualmente, uma República Federativa, localizada na América do Sul. Está delimitado, a Norte, por Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa; a Sul pelo Uruguai; a Sudoeste por Argentina e Paraguai; a Oeste por Bolívia e Peru; a Noroeste pela Colômbia; é banhado pelo Oceano Atlântico. Administrativamente é composto por 26 Estados Federados e 5 565 municípios.
Com 8 514 876,599 Km2 é o 5º maior país do mundo, sendo habitado por mais de 190 milhões de pessoas.
O Brasil foi uma colónia portuguesa entre 1500 e 1815, ano em que se tornou um reino unido com Portugal. Adquirida a independência, em 1822, formou o Império do Brasil, sendo a família imperial brasileira uma ramificação da casa reinante em Portugal, os Bragança.
Em 1889 foi implantada a República.
O Brasil é o maior país de língua oficial portuguesa do mundo, mantendo estreitas relações culturais e, até, genealógicas com Portugal. Ao longo dos séculos foram inúmeras as trocas migratórias entre Portugal e o Brasil, havendo épocas em que o movimento migratório é maior de Portugal para o Brasil e outras em que em se inverte. Para o Brasil foram muitos portimonenses, como é o caso de Gonçalo Simões Chassim, ascendente de Carlos Drummond de Andrade, o maior vulto cultural brasileiro; em Portimão nasceram muitos filhos de brasileiros, que elegeram esta terra para sua residência.
TOPONIMIA
Estas relações profundas entre portimonenses e brasileiros esteve na origem da atribuição deste topónimo a uma das mais importantes avenidas urbanas da cidade, num local onde muitos brasileiros residem. A avenida, na sua dimensão actual é relativamente recente, embora já existissem troços da estrada actual há mais anos. A avenida encontra-se em antigos terrenos da propriedade agrícola da Quinta do Amparo.
LIGAÇÕES:
A Avenida do Brasil tem início na Avenida Miguel Bombarda e termina na Rua Jaime Palhinha. Tem ligação com as seguintes artérias: Rua Mateus da Silva Gregório, Rua Peta António Aleixo, Rua Marisabel Xavier de Fogaça, Rua de Angola, Rua Pereira de Sousa, Rua Nossa Senhora do Amparo, Rua António Jorge, Rua Manuel da Fonseca e Rua Joaquim Agostinho Fernandes.
Local onde se encontra actualmente a Avenida do Brasil, ainda como propriedade agrícola
Local onde se encontra actualmente a Avenida do Brasil, ainda como propriedade agrícola (Foto de colecção particular)
Local onde se encontra actualmente a Avenida do Brasil, no início da urbanização (Foto da C.M.P.)
Avenida da Brasil em 2010 (Foto de Nuno Campos Inácio)
Avenida da Brasil em 2010 (Foto de Nuno Campos Inácio)

Avenida da Brasil em 2010 (Foto de Nuno Campos Inácio)

1 comentário:

  1. Posso imaginar essa Quinta, nos anos 50, possivelmente sem qualquer construção vertical, tudo terreno livre...

    ResponderEliminar