terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AVENIDA RIO ARADE

Topónimo anterior: Inexistente
O rio Arade é o rio que desagua junto à cidade de Portimão. Tem a sua nascente na Serra do Caldeirão, a 481 metros de altitude e a foz no Oceano Atlântico, depois de percorrer 75 km de extensão.
Desconhece-se a origem do nome Arade, mas o rio aparece em praticamente todos os documentos até ao Século XX com o nome de “Rio de Silves” e, no livro de Almoxarifado de Silves do Século XV, como rio de Aldeia Nova (sobre esta questão haverá maior desenvolvimento no texto relativo à Avenida São Lourenço da Barrosa).
Independentemente do nome, o rio Arade esteve na base do desenvolvimento da cidade de Portimão como antes estivera no desenvolvimento da cidade de Silves, quando era navegável até lá. Até ao Século XII Silves era uma importante cidade portuária (a maior a Sul do Tejo), com fortes ligações comerciais com o Norte de África e o Oriente.
Com o desenvolvimento de Portimão como cidade portuária Silves entrou em declínio, agravado pelo crescente assoreamento do rio, que deixou de ser navegável a partir do início do Século XX. Com a construção da Barragem do Arade, nos 1940, o caudal do rio diminuiu e, actualmente, apenas pode ser subido por barcos de pequeno porte.
Próximo da foz, encontra-se um importante espaço de nidificação de aves, sendo área protegida.
O rio Arade tem 3 afluentes: Riberia do Arade, Ribeira de Boina e Ribeira de Odelouca e 2 barragens, a do Arade e a do Funcho.

Para protecção das povoações junto à foz do Arade, no Século XVII foram construídas as fortificações de Santa Catarina e de São João.

No início do Século XX as margens do rio foram ocupadas por diversas fábricas de conserva de peixe, que contribuiram decisivamente para o desenvolvimento industrial e comercial da cidade de Portimão.
Próximo da foz foi construída em finais do Século XX uma marina, conquistando uma parte do estuário, entre a fortaleza e a antiga Ponta da Areia. O porto comercial passou a servir como porto de cruzeiros e, em 2009, iniciou-se uma carreira de ligação marítima entre Portimão e a Ilha da Madeira. Na margem esquerda do rio foi construído o porto de pesca e está prevista a construção de uma nova marina.

TOPONIMIA:
A Avenida do Arade foi construída em 1998/99, para servir de ligação entre a Estrada da Rocha e a Marina de Portimão. Parte da avenida ocupa terrenos da Mata da Rocha e outra está onde antes se localizava a Ponta da Areia.
LIGAÇÕES:
A Avenida do Arade tem início na Estrada da Rocha e termina na Rotunda da Marina. Tem ligação com a Rua Caetano Feu.
Portimão vista do Arade no início do Século XX
Local onde foi construída a Marina de Portimão e a Avenida do Arade (Arquivo C.M.P.)
Construção da Marina de Portimão e da Avenida do Arade (Arquivo C.M.P.)
Construção da Marina de Portimão e da Avenida do Arade (Arquivo C.M.P.)
Local onde foi construída a Marina de Portimão e a Avenida do Arade (Postal Ilustrado)

1 comentário: