domingo, 3 de abril de 2011

ESTRADA DA SENHORA DA SAÚDE

Topónimo anterior: Inexistente
A devoção a Nossa Senhora da Saúde é uma das mais antigas e tradicionais do Catolicismo. Relatos remontam à IV Cruzada, em 1202, quando Henrique Dandolo, capitão da frota veneziana enviou de Constantinopla para Veneza uma imagem da Virgem que os acompanhara nos campos de batalha e aquela foi colocada na basílica de São Marcos. Quando da peste em Veneza, os cristãos suplicaram à Virgem e o flagelo diminuiu. Então, foi erguida uma igreja dedicada a Santa Maria da Saúde. Outros relatos remetem ao ano de 1568, quando da peste em Portugal. À época, os cristãos pediram a Nossa Senhora que diminuísse os horrores da epidemia e, tendo sido atendidos, ergueram uma igreja e fundaram a Confraria de Nossa Senhora da Saúde. Uma das invocações de Nossa Senhora desde os princípios do Cristianismo é Saúde dos Enfermos e muitos doutores da Igreja citam sua súplica constante a Jesus por aqueles que sofrem. Um dos fundamentos de tal devoção está na presença constante de Maria junto a Jesus, tendo presenciado muitas de Suas curas. Maria, durante sua vida, nunca praticou curas ou milagres, mas intercedeu junto a Jesus pelos sofredores e pelos necessitados. (in http://www.igreja-catolica.com)

TOPONÍMIA:


O topónimo Estrada da Senhora da Saúde deve-se à proximidade das ruínas da ermida dedicada a Nossa Senhora da Saúde, uma das mais antigas de Portimão.

No livro Memória Monográfica de Portimão, o Padre José Gonçalves Vieira refere: "a dois Kilometros ao norte da Villa, n'uma pequena elevação, d'onde se disfructa uma vista agradavel. Fazia-se n'esta ermida, no domingo seguinte à Natividade da Virgem, uma romaria concorridissima de povos visinhos e distantes. Abatida a abobada, e arruinada a ermida, a imagem passou para a matriz de Portimão, onde continua a romaria. O Prior recebe as oblatas, que lhe estão computadas na congrua, e custeia a festividade. Uma Junta da Parochia vendeu, não sei com que titulos, a ermida arruinada e seu logradouro, que era passal do Prior."

O que resta desta ermida é a ruina que se vê, no alto do monte, à esquerda, para quem entra em Portimão pelo IC4 (Ponte Nova).


LIGAÇÕES:


A Estrada da Senhora da Saúde tem início na Estrada Nacional 124 e termina na ETAR de Portimão. Tem ligação com a Rua Leandro Alvo Henrique e com a Estrada Não Classificada 29 (Estrada da Companheira).

2 comentários:

  1. Nunca dei conta de tal Ermida. Já procurei nos mapas mas não encontro. Não me consegue localizar melhor a Ermida?

    ResponderEliminar
  2. A ermida que se vê na imagem é a ruína que se encontra à saída da Ponte Nova (para quem vem de Lagoa), ao lado esquerdo.

    ResponderEliminar