domingo, 3 de abril de 2011

ESTRADA DE ALVOR

Topónimo anterior: Inexistente
TOPONÍMIA:


A estrada de Alvor deve o seu nome ao facto que ser o caminho que liga Portimão a Alvor desde a existência das duas localidades. O nome variava conforme o local de onde se partir: para quem estava em Portimão era a Estrada de Alvor; para quem estava em Alvor era o caminho de Vila Nova, como aparece no Livro de Almoxarifado de Silves do Século XVI. Talvez pela importância desta estrada, justificou-se a urbanização da Rua Direita e a existência da Porta de São João, que servia de entrada e saída dos produtos que faziam este caminho.

Por esta estrada passou o cortejo fúnebre de D. João II, saído de Alvor com destino à Sé de Silves, primeira sepultura do rei.

Ao longo dessa estrada localizava-se a Capela de São Sebastião, que veio dar o nome à urbanização de São Sebastião, cujas edificações, iniciadas em meados do Século XX, ladeavam essa via.

Antes com dois sentidos e sem passeios, veio a ser requalificada após a abertura da Avenida das Olimpiadas, passando a ter um único sentido. Essa requalificação surgiu, no entanto, demasiado tarde para evitar um dos mais trágicos acidentes que ocorrerem na cidade de Portimão quando, em Abril de 1992, uma mãe com duas filhas gémeas (de 6 anos de idade) foram fatalmente atropeladas por um condutor alcoolizado.

Na Estrada de Alvor localiza-se a Escola EB1 Major David Neto (anteriormente designada por escola primária da Estrada de Alvor) e desenvolveram-se as urbanizações da Malata, Três Bicos, São Sebastião e Cerro Ruivo.

LIGAÇÕES:


A Estrada de Alvor tem início na Rua Direita e termina na EM 531 -1B. Tem ligações com as seguintes artérias: Rua Manuel José d'Alvor, Rua João da Cruz, Rua Mouzinho de Albuquerque, Praceta Major David Neto, Travessa Pé da Cruz, Rua das Hortas, Rua Armando Miranda, Rua Engenheiro Amaro da Costa, Avenida São Lourenço da Barrosa, Rua da Quintinha, Rua Frei Pedro de Sousa, Rua dos Três Bicos, Travessa do Lote 74, Rua das Glicínias, Rua Dom Nuno Álvares Pereira, Avenida Gil Vicente, Rua Jaime Banho Dias Cordeiro, Rua do Cerro Ruivo, Avenida das Olimpíadas e Rua João Marques Palma.

Estrada de Alvor (Zona do Cerro Ruivo)
Estrada de Alvor (Zona de São Sebastião)

1 comentário: