domingo, 19 de junho de 2011

LARGO DO BAIRRO OPERÁRIO

Topónimo anterior: Largo 28 de Maio



A Revolução Industrial marcou uma nova ordem económica e social na Europa. O afluxo de população rural às cidades, à procura de melhores condições de vida, obrigou a uma reorganização da urbe, que veio alterar substancialmente o desenho urbano e dotar as cidades de uma nova vivência social e económica. Por várias cidades europeias proliferaram bairros operários, inicialmente com condições de habitabilidade muito reduzidas, abaixo do humanamente exigível, até às concepções de melhor qualidade, promovidas tanto por exigência legal, como por iniciativa de alguns empresários. Foram diversas as concepções de habitação operária que ao longo dos anos foram estudadas e aplicadas. Assistiu-se a uma fase de grande experimentação que criou a base para o que hoje se pratica um pouco por todo o mundo. O bairro operário de Portimão, assinalável no contexto da habitação operária em Portugal, foi concebido na década de 30 do século XX, ligado à indústria conserveira, emergente na cidade, nessa época. Com o decorrer dos anos foi sendo alterado em função de necessidades dos seus moradores, mas manteve a sua unidade como bairro. Neste trabalho propõe-se a musealização deste bairro, de modo a preserva-lo e a dá-lo a conhecer à população. O objectivo é marcar este espaço urbano como um testemunho da história da cidade, inserido num contexto que a marcou profundamente e a condicionou até aos dias de hoje, como factor fundamental para o seu desenvolvimento. (Texto de Fernando Manuel Amaro Barata Ramos, in http://biblioteca.universia.net/)



LIGAÇÕES:



O Largo do Bairro Operário tem ligação com a Rua General Humberto Delgado.



Construção do Bairro Operário (Foto de Costumes e Tradições de Portimão)


Bairro Operário nos anos 1950

Bairro Operário nos anos 1950

Bairro Operário nos anos 1950

Bairro Operário nos anos 1950

Bairro Operário nos anos 1950

Bairro Operário nos anos 1950

6 comentários:

  1. O topónimo anterior era "Largo 28 de Maio" (ainda vi várias vezes essa tabuleta, e algumas vezes até pensava "Como é que não mudaram este nome?").

    Já agora, penso que a penúltima fotografia é do Bairro Pontal e suspeito (pelo tipo das casas) que a última também o será - por outro lado, a fronteira entre os bairros Operário, Pontal e dos Pescadores talvez não seja totalmente uma "ciência exacta".

    ResponderEliminar
  2. Boa! O objectivo deste blogue é exactamente este, recolher a participação e o conhecimento de outros portimonenses (e não só) de forma a divulgar cada vez mais e melhor a história da nossa terra.
    Obrigado!
    Relativamente às fotos finais são, de facto, do Bairro Pontal que, na sua filosofia, não é muito diferente de um bairro operário.

    ResponderEliminar
  3. Entretanto, eu estava olhando para essas fotografias (sobretudo a 2) e pensando algo do género "estas são tal e qual as casas que eu conheço, mas ao mesmo tempo têm algo de diferente, que lhes dá um ar de aldeia ou daqueles bairros de mineiros que aparecem nos filmes ingleses"; já percebi a diferença - faltam os prédios da Av. 25 de Abril (que na fotografia 2 ficariam no lugar do céu e das nuvens...).

    Já agora, talvez alguém ache isto interessante (em termos de comparação) - uma versão moderna da 5º foto e quase que aposto que isto é a última.

    ResponderEliminar
  4. Ja alguma vez alguem questionou sobre materias usados na época,e que ainda persistem nas construções,tais como o amianto nas placas de fibrocimento que revestem os tectos,que vai caindo e que formam um po branco,que paira no ar e nos móveis?

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, gostava de saber se não tem investigação sobre o bairro pontal, procurei mas nao encontrei. Estou a fazer um trabalho para a faculdade e o bairro pontal é o tema desse trabalho. Será que me pode ajudar? Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde! Sou aluna do ISMAT e estou a fazer um trabalho para uma disciplina, em que o tema é "O Bairro Pontal". Estive a ver nas suas investigações se tinha algo sobre esse bairro, mas n encontrei nada. Será que tem algo que me possa ajudar? Obrigada!

    ResponderEliminar