A Alfarrobeira é uma árvore mediterrânica, de folha perene, que atinge entre 10 e 20 metros de altura e tem como fruto comestivel a alfarroba.
Muito frequente na paisagem algarvia, a Alfarrobeira pode atingir mais de 1000 anos de vida.
TOPONÍMIA:
Embora este topónimo apenas tenha sido atribuído em 2010, esta estrada era conhecida por este nome por tradição popular. Caminho antigo, de acesso a grandes propriedades agrícolas, como a Quinta da Donalda ou o Morgado do Reguengo, estaria ladeado por várias Alfarrobeiras, provavelmente centenárias ou milenares. A Estrada das Alfarrobeiras liga o Chão das Donas ao Morgado do Reguengo.
LIGAÇÕES:
A Estrada das Alfarrobeiras tem início na Rua Poeta António Aleixo - Chão das Donas - e termina na Estrada Não Classificada Nº 21. Tem ligação com as seguintes artérias: Rua Ilda da Ascenção Moreira, Beco das Figueiras, Beco das Alfarrobeiras, Beco dos Tomilhos e Estrada do Belmonte.
QUANDO O FILHO PRÓDIGO FOI TRABALHAR EM UMA FAZENDA DE PORCOS, ELE COMEÇOU A SE ALIMENTA COM OS RESTOS DAS COMIDAS DOS PORCOS, QUE A BÍBLIA CHAMA DE BOLOTAS, MAS NA VERDADE ERA AS CASCAS DAS ALFARROBEIRAS QUE OS FAZENDEIROS DAVAM PARA OS PORCOS.
ResponderEliminar