(Alexandre Massaii segundo Júlio Amaro)
Alexandre Massaii foi um engenheiro militar e arquitecto napolitano, nascido no Século XVI e falecido em Sines em 1638.
Vindo para Portugal em 1589, foi contratado por Filipe II para elaborar um sistema de defesa do litoral sul do país, tendo realizado um levantamento notável de toda a costa algarvia e alentejana, sendo autor dos mais antigos mapas de muitas das localidades destas regiões.
Entre os seus projectos principais destacam-se o Forte de Pessegueiro (Ilha do Pessegueiro), Forte de São Clemente (Vila Nova de Milfontes), Forte de Revelim (Sines), Forte de São Lourenço do Bugio (Lisboa), Forte de São João do Arade (Ferragudo), Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar (Praia da Rocha).
É autor da obra "Descripção do Reino do Algarve" - 1617/1618.
TOPONÍMIA:
A Fortaleza de Santa Catarina foi edificada entre 1629 e 1633, no local onde já existiria uma antiga capela dedicada a Santa Catarina e chamada de Santa Catarina de Riba-Mar (por veneração a Santa Catarina de Alexandria).
Essa capela primitiva terá sido destruída e substituída pela actual, que se encontra no interior da fortaleza e que esteve na origem do seu nome.
Apesar da antiguidade da fortaleza, o largo é de construção recente. De facto, ainda 1922, o Jornal "O Portimonense" perguntava: "Quando será acabada a avenida que liga a estrada desta praia com a fortaleza?"
Nesse ano, a actual Avenida Tomás Cabreira ainda só chegava ao casino, sendo o restante caminho até à fortaleza feito por um pequeno caminho de terra batida e cercado pelo muro da propriedade agrícola (como se pode ver nas fotos).
A construção do largo terá sido realizada em finais dos anos 1930, pois em 1941 foi feita a adaptação da Fortaleza a miradouro e o mesmo já existia na década de 1950, quando foram realizadas as obras de construção da escadaria da fortaleza até à praia.
Em 2008/9 o largo foi alvo de requalificação, tornando-se uma zona pedonal.
LIGAÇÕES:
O Largo Alexandre Massaii tem ligação com a Avenida Tomás Cabreira e com a Rua Engenheiro José Bivar.
Desenho de finais do Séc. XIX (colecção de Manuel Mendonça)
O caminho de acesso à fortaleza pelo lado nascente
Fortaleza de Santa Catarina em 1922
Caminho de acesso à fortaleza
A Fortaleza de Santa Catarina vista do rio
Largo Alexandre Massaii (anos 1950)
Largo Alexandre Massaii (anos 1950)
Largo Alexandre Massaii (anos 1950)
Largo Alexandre Massaii (anos 1960)
Largo Alexandre Massaii (anos 1970)
Sempre gostei de ir à Fortaleza e ver as vistas que temos para a Rocha, mar, rio e Ferragudo.
ResponderEliminarInteressante ver como a via de acesso e o próprio largo foi sendo alterado ao longo dos anos.