domingo, 3 de abril de 2011

ESTRADA DE MONCHIQUE

Topónimo anterior: Inexistente

O Km 0 da Estrada de Monchique

TOPONÍMIA:

O topónimo Estrada de Monchique deve-se ao facto de ser o caminho de acesso a essa vila algarvia.

Pela Estrada de Monchique passaram, ao longo dos séculos, as pessoas e os produtos da Serra de Monchique para a, então, Vila Nova de Portimão. Tais pessoas e produtos percorriam este caminho e entravam na vila pelas Portas da Serra (depois de subirem pela Estrada Velha - nome antigo da Rua Dr. Manuel de Almeida -, uma vez que não existia a Rua Infante D. Henrique.

No primeiro quartel do Século XX, a Estrada de Monchique foi rasgada pela linha de caminho-de-caminho de ferro, tendo a proximidade à estação e o aumento do trânsito e trocas comerciais levado à construção das primeiras casas, próximo da passagem de nível. Até aos anos 1990, a passagem de nível da Estrada de Monchique tornava caótica a entrada na cidade, originando filas com dezenas de quilómetros, sobretudo no Verão.

Em meados do Século XX, a expansão urbana de Portimão deu origem ao aparecimento de bairros habitacionais ao longo desta via, como as casas mais antigas junto à Caldeira do Moinho e a Urbanização das Cardosas.

Na Estrada de Monchique foi construída uma panificadora, que ainda labora, embora parte do edifício tenha sido adaptado para instalações de formação do Centro de Emprego de Portimão.

Na última década a propriedade agrícola localizada junto à passagem de nível foi urbanizada, dando origem à Urbanização das Romãnzeiras. Felizmente tiveram o cuidado de preservar o tanque e a nora dessa propriedade.

LIGAÇÕES:

A Estrada de Monchique tem início na Rua Infante D. Henrique e termina na Estrada Nacional 124. Tem ligação com as seguintes artérias: Largo Gil Eanes, Rua Projectada à Caldeira do Moinho, Rua das Romãnzeiras, Rua do Moleiro, Travessa António Rocha Silveira e Avenida Paul Harris.


Estrada de Monchique (foto da página Costumes e Tradições de Portimão)

Estrada de Monchique em 2011
Panificadora da Estrada de Monchique

Passagem de nível da Estrada de Monchique
O Tanque a Nora da Estrada de Monchique
Estrada de Monchique

1 comentário:

  1. Sabe-se a localização exacta das Portas da Serra, e da muralha?
    Pelo que me disseram, as filas para entrar em Portimão eram mesmo grandes. Ou se entrava pela N125 (ponte velha de Portimão), ou pela Estrada de Monchique, isto numa altura em que não havia a Via do Infante e a Ponte dos "Alicates".

    ResponderEliminar