domingo, 3 de julho de 2011

LARGO GIL EANES

Topónimo anterior: Inexistente
Gil Eanes - Séc. XV

Navegador Português, desconhecem-se as datas de nascimento e falecimento, sabendo-se apenas ser da cidade de Lagos, informação esta que consta das Crónicas da Guiné, no seu capítulo IX: “Como Gil Eanes, natural de Lagos, foi o primeiro que passou o cabo Bojador, e como lá tornou outra vez, e com ele Afonso Gonçalves de Baldaia.”.

Escudeiro do Infante D. Henrique, em 1433 partiu de Sagres com o intuído de dobrar o Cabo Bojador, mas desistiu, regressando desanimado.

Incentivado pelo Infante D. Henrique, que lhe recordou o serviço que faria à Nação e ao Senhor se realizasse tal empresa, Gil Eanes decidiu-se a partir, no ano de 1434, realizando o feito que lhe fora incumbido.

Regressando a Sagres, o Infante armou-o cavaleiro e deu-lhe várias recompensas.

Dobrado o Cabo Bojador, abriu-se caminho à navegação para Sul.

Gil Eanes que abriu o caminho, quis também alargar horizontes, participando na exploração da Costa Ocidental Africana. Nesta campanha, alcançou Angra dos Ruivos (1435), chegou às Ilhas de Naar e Tider (1444), aportou em Arguim (1445) e na Gâmbia (1446).

Depois destes feitos, o nome de Gil Eanes desaparece das crónicas, desconhecendo-se como e onde terá terminado a sua vida.

TOPONÍMIA:

Antigo Largo do Mercado, onde se vendia gado, ainda recentemente eram visíveis os bebedouros dos animais, próximo de onde se encontra a Estação dos Correios.

Alvo de requalificação, o largo de terra batida foi transformado em jardim e parque infantil, com um espaço para a prática de jogos.

No Largo Gil Eanes encontra-se uma Estação dos Correios. Num dos extremos do largo, existe um avião antigo sobre um alicerce de betão.

Em frente ao jardim, encontram-se os armazéns da célebre firma Cristinalda, criadora do licor Brandymel, feito à base de medronho e mel, cuja fama há muito que ultrapassou fronteiras.

LIGAÇÕES:

O Largo Gil Eanes tem ligação com as seguintes artérias: Rua Infante D. Henrique, Rua de São Pedro, Estrada de Monchique, Largo Engenheiro Sárrea Prado, Rua D. Maria Luísa e Rua Basílio Teles.

Largo Gil Eanes nos anos 1950 (Foto da colecção de Manuel Mendonça)
Largo Gil Eanes nos anos 1950 (Foto da colecção de Manuel Mendonça)
Largo Gil Eanes nos anos 1960 (Foto de Júlio Bernardo)
Largo Gil Eanes nos anos 1990 (Foto de Costumes e Tradições de Portimão)
Largo Gil Eanes em 2011 (Foto de Nuno Campos Inácio)
Largo Gil Eanes em 2011, edifício da Cristinalda (Foto de Nuno Campos Inácio)

Largo Gil Eanes em 2011, edifício da Pensão Baltazar (Foto de Nuno Campos Inácio)

Sem comentários:

Enviar um comentário