sábado, 6 de agosto de 2011

PRAÇA VISCONDE DE BIVAR

Topónimo anterior: Inexistente
Francisco de Almeida Coelho de Bivar - Portimão, 09.01.1824- Lisboa, Mercês, 02.01.1890

Visconde de Bivar por decreto de 07.03.1872. Ficou órfão de pai aos 9 anos de idade, pelo assassinato de seu pai pelas guerrilhas do Remexido. Depois de fazer a sua primeira educação em Inglaterra, regressou a Portugal, sendo Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra. Uma vez concluído o curso, regressou a Vila Nova de Portimão, onde se estabeleceu como advogado, ganhando a simpatia geral dos seus conterrâneos. Entre 1853 e 1868 foi eleito Deputado sete vezes, três pela cidade de Lagos e quatro por Vila Nova de Portimão, sendo um acérrimo defensor dos interesses da região algarvia e da sua terra natal, devendo-se à sua intervenção a construção da ponte sobre o rio Arade e o aterro do cais. Par do Reino por carta régia de 16 de Maio de 1874 tomou posse na Câmara dos Pares em 11 de Fevereiro de 1875. Exerceu ainda os cargos públicos de: Procurador à Junta Geral do Distrito de Faro por Vila Nova de Portimão; Conselho de Sua Magestade Fidelíssima; Juiz do Tribunal de Contas; Conselheiro do Tribunal de Contas. O Visconde de Bivar era, em 1874, o quarto maior contribuinte de Portimão, sendo um dos seus mais abastados proprietários. Pertenciam-lhe, entre outros bens, o Palácio Bivar, que actualmente funciona como edifício dos Paços do Concelho e as mais afamadas e extensas marinas de sal da freguesia de Alvor. Encontra-se sepultado no cemitério de Portimão, em jazigo, onde se encontra a sua pedra de armas. Vila Nova de Portimão homenageou-o, reconhecida, atribuindo o seu nome à principal praça da localidade. Mais tarde, também a cidade reconheceu o seu valor, mandando edificar um monumento com o seu busto, que se encontra no centro do Jardim Visconde de Bivar.

TOPONÍMIA:

A Praça Visconde Bivar era o quarto dos cinco talhões, separados por arruamentos, que resultaram do aterro do cais, compreendendo o actual Jardim Visconde Bivar e a Praça Manuel Teixeira Gomes. A Praça foi construída por iniciativa da Câmara e através de subscrição pública, tendo começado em Janeiro de 1905 a ser composto o jardim com palmeiras, outras árvores (como os pimenteiros, actualmente centenários), arbustos e flores apropriadas. Ao centro da praça, no local onde actualmente se encontra o busto do Visconde de Bivar, existia um lago com repuxo. Este espaço tornou-se imediatamente um importante local de passeio e centro de convívio social. Actualmente, 100 anos depois da sua construção, a Praça Visconde de Bivar voltou a ter a sua dimensão original, com a união à Praça Manuel Teixeira Gomes.

LIGAÇÕES:

A Praça Visconde Bivar tem ligação com as seguintes artérias: Rua Serpa Pinto, Rua Júdice Fialho, Rua Santa Isabel, Rua Júdice Biker, Praça Manuel Teixeira Gomes.


Praça Visconde de Bivar - Postal datado de 1905
Praça Visconde de Bivar - Postal datado de 1907
Praça Visconde de Bivar - Foto de 1910
Praça Visconde de Bivar - Postal datado de 1913
Praça Visconde de Bivar nos anos 1920
Praça Visconde de Bivar nos anos 1940
Praça Visconde de Bivar nos anos 1940
Praça Visconde de Bivar nos anos 1960
Praça Visconde de Bivar nos anos 1970
Praça Visconde de Bivar nos anos 1980
Praça Visconde de Bivar nos anos 1980
Praça Visconde de Bivar nos anos 1990

Sem comentários:

Enviar um comentário