domingo, 3 de julho de 2011

LARGO ENGENHEIRO SÁRREA PRADO


Topónimo anterior: Inexistente
Topónimo popular: Largo ou Jardim da Estação.

Ângelo Sárrea de Sousa Prado

Engenheiro.
Filho do médico Ângelo de Sousa Prado e de D. Maria Rita Paula de Sárrea, terá nascido, provavelmente, em Lisboa, embora seja neto materno do portimonense Francisco de Paula Sárrea Tavares.
Membro da comissão africana da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Deputado nas legislaturas de 1880-81, 1882-83 e 1893.
Foi responsável pelo levantamento topográfico e elaboração de projectos de várias linhas de caminhos-de-ferro em Angola, como a linha entre Luanda e Ambaca (1876); Projecto do caminho-de-ferro do Rio Zaire ao Zambeje (1894).
Organizou e publicou em 1887 uma memória sobre a "Africa occidental portugueza. Angola. Caminho-de-ferro entre Loanda e Ambaca. Primeiros estudos technicos".
Em Portimão concorreu, conjuntamente com Jacinto Parreira e Joaquim d'Almeida Negrão, ao concurso para o abastecimento de água potável à vila, em 1882, sendo fundador da sociedade "Empresa de Abastecimento d'Águas Sárrea Prado & Comandita".
Foi o responsável pela constituição de uma companhia por acções, que tinha como objectivo o abastecimento de água à cidade de Luanda com água do rio Bengo, sendo os accionistas os próprios habitantes da cidade. A sociedade acabou por não ser criada, pela dificuldade em angariar a verba necessária para a concretização do projecto, mas o levantamento topográfico que fez do rio permitiu, posteriormente, o abastecimento da sua água à cidade.
O Engenheiro Ângelo de Sárrea Prado foi, ainda, o responsável pela construção do edifício dos Armazéns Grandela, em Lisboa.

TOPONÍMIA:

O Largo Engenheiro Sárrea Prado foi um terreiro simples até à construção do jardim, em 1947.
Este terreiro era limitado pelo bairro da Cruz da Pedra, edificado após a abertura da Rua Infante D. Henrique; pelo Matadouro Municipal (actual edifício do Polo de Portimão da Universidade do Algarve), inaugurado em 1914; pela Estação de Caminho-de-Ferro, inaugurada em 1922 e pela própria linha de caminho-de-ferro.
Com o desenvolvimento do transporte por comboio, surgiram armazéns, como o da Quimigal. Existia também uma serração, ao lado do matadouro.
Actualmente, com o declínio da linha-férrea, o largo apresenta algum abandono, embora nele se situe o Polo de Portimão da Universidade do Algarve e vários bares e cafés.

LIGAÇÕES:

O Largo Engenheiro Sárrea Prado tem ligações com as seguintes artérias: Largo Gil Eanes, Rua Vila Lobos, Rua António Feliciano Castilho, Rua Cruz da Pedra e Rua do Moinho.

Largo da Estação nos anos 1920 (Postal da Colecção de Manuel Mendonça)
Largo da Estação nos anos 1920 (Postal da Colecção de Manuel Mendonça)
Largo da Estação em 1945, festejando o fim da II Guerra Mundial
Largo Engenheiro Sárrea Prado em 2011 (foto de Nuno Campos Inácio)
Largo Engenheiro Sárrea Prado em 2011, antigo Matadouro Municipal adaptado a Polo de Portimão da Universidade do Algarve (foto de Nuno Campos Inácio)

Largo Engenheiro Sárrea Prado em 2011 (foto de Nuno Campos Inácio)
Largo Engenheiro Sárrea Prado em 2011, edifício da Estação (foto de Nuno Campos Inácio)

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