Navegador Português, desconhecem-se as datas de nascimento e falecimento, sabendo-se apenas ser da cidade de Lagos, informação esta que consta das Crónicas da Guiné, no seu capítulo IX: “Como Gil Eanes, natural de Lagos, foi o primeiro que passou o cabo Bojador, e como lá tornou outra vez, e com ele Afonso Gonçalves de Baldaia.”.
Escudeiro do Infante D. Henrique, em 1433 partiu de Sagres com o intuído de dobrar o Cabo Bojador, mas desistiu, regressando desanimado.
Incentivado pelo Infante D. Henrique, que lhe recordou o serviço que faria à Nação e ao Senhor se realizasse tal empresa, Gil Eanes decidiu-se a partir, no ano de 1434, realizando o feito que lhe fora incumbido.
Regressando a Sagres, o Infante armou-o cavaleiro e deu-lhe várias recompensas.
Dobrado o Cabo Bojador, abriu-se caminho à navegação para Sul.
Gil Eanes que abriu o caminho, quis também alargar horizontes, participando na exploração da Costa Ocidental Africana. Nesta campanha, alcançou Angra dos Ruivos (1435), chegou às Ilhas de Naar e Tider (1444), aportou em Arguim (1445) e na Gâmbia (1446).
Depois destes feitos, o nome de Gil Eanes desaparece das crónicas, desconhecendo-se como e onde terá terminado a sua vida.
TOPONÍMIA:
Antigo Largo do Mercado, onde se vendia gado, ainda recentemente eram visíveis os bebedouros dos animais, próximo de onde se encontra a Estação dos Correios.
Alvo de requalificação, o largo de terra batida foi transformado em jardim e parque infantil, com um espaço para a prática de jogos.
No Largo Gil Eanes encontra-se uma Estação dos Correios. Num dos extremos do largo, existe um avião antigo sobre um alicerce de betão.
Em frente ao jardim, encontram-se os armazéns da célebre firma Cristinalda, criadora do licor Brandymel, feito à base de medronho e mel, cuja fama há muito que ultrapassou fronteiras.
LIGAÇÕES:
O Largo Gil Eanes tem ligação com as seguintes artérias: Rua Infante D. Henrique, Rua de São Pedro, Estrada de Monchique, Largo Engenheiro Sárrea Prado, Rua D. Maria Luísa e Rua Basílio Teles.
Sem comentários:
Enviar um comentário