sábado, 25 de junho de 2011

LARGO DO DIQUE

Topónimo anterior: Inexistente




Uma das principais e mais antigas actividades económicas de Vila Nova de Portimão consistia na exploração das marinhas de sal, localizadas junto aos sapais, ao longo de grande parte da margem direita da foz do Arade.

Embora muitas das salinas tenham sido destruídas com o terramoto de 1755, as que se localizavam na zona actualmente ocupada pelo Largo do Dique e zona do Sapal mantiveram actividade até ao princípio do Século XX.

O aterro do cais de Portimão foi feito, numa primeira fase, até ao Dique, o que confirma ser este mais antigo do que o aterro efectuado. Tal dique deverá ser sido construído para evitar um maior alagamento da zona do Sapal e, simultaneamente, permitir a entrada e saída de água para as salinas que aí existiam.

Observando-se algumas fotografias do início do Século XX verifica-se que toda a zona actualmente ocupada com: o Largo do Dique, Sapal e Largo Heliodoro Salgado era alagadiça, terminando o aterro do cais pouco depois do edifício da actual Casa Inglesa, em direcção à zona do sapal.

Junto ao sapal localizava-se o novo Edifício da Alfândega e várias habitações de famílias ilustres, como a casa de Manuel Teixeira Gomes, ou o palácio do Visconde de Bivar.

TOPONÍMIA:

Como vimos, o Largo do Dique resultou do aterro realizado já no início do Século XX. Esse aterro, que resultou na criação de um novo espaço urbano, aberto e público, foi utilizado, inicialmente, para a colocação de armazéns, como foi o caso do que veio a dar origem ao Cinema Provisório. Pretendendo dar fazer um maior aproveitamento desse espaço, os armazéns foram demolidos e o Largo do Dique passou a receber a feira anual e o mercado mensal, enquanto no canto Sul nasciam os edifícios da Capitania e do Cinema.

O facto de ser um espaço aberto, próximo do centro da cidade, fez com que fosse desde sempre usado como parque de estacionamento, primeiro ocupado por carrinhas puxadas por muares, depois por carros (particulares e taxis) e, finalmente, pelos autocarros da Castelo & Caçorino.

Alvo de requalificação na década de 1990, o Largo do Dique, que mantém a traça arquitectónica do início do Século XX, foi adaptado a parque de estacionamento.

Em 2010 foi colocado no Largo do Dique uma réplica do antigo coreto de Portimão, inaugurado no dia 25 de Abril.

LIGAÇÕES:

O Largo do Dique tem ligações com as seguintes artérias: Praça Manuel Teixeira Gomes, Rua Cândido dos Reis, Avenida Guanaré e Avenida Dom Afonso Henriques.

Zona do Sapal e Largo do Dique, na foto mais antiga de Portimão que se conhece (foto da colecção de Manuel Mendonça)

Salinas da Zona do Sapal e Largo do Dique
Antigo Cinema Provisório no Largo do Dique (foto da colecção de Manuel Mendonça)
Cinema de Portimão e Largo do Dique
Largo do Dique
Parque de estacionamento do Largo do Dique
Estação de Serviço no Largo do Dique
Carrinha de Portimão no Largo do Dique
Cinema de Portimão
Largo do Dique no dia da inauguração do coreto de Portimão

Sem comentários:

Enviar um comentário