terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AVENIDA DA EUROPA

Topónimo anterior: Inexistente (Topónimo atribuído em 15 de Julho de 2009)
A Europa é um dos seis continentes do planeta Terra, estando limitado; a leste, pelos Montes Urais, o rio Ural, o Mar Cáspio e Cáucaso; a sudeste, pelo Mar Negro; a norte, pelo Oceano Glacial Ártico; a oeste, pelo Oceano Atlântico; a sul pelo Mar Mediterrâneo e pelo Mar Negro, com uma área total de 10 498 000 Km2 e uma população de 761 743 255 habitantes.
O continente europeu está dividido em quatro grandes regiões, do ponto de vista espacial e económico: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.
Em termos administrativos encontra-se dividida em 50 países e 8 territórios autónomos, sendo o maior país a Rússia e o menor o Estado do Vaticano.
São países: Albânia, Alemanha, Andorra, Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bielorússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Moldávia, Mónaco, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Reino Unido e Vaticano.
São territórios: Abecásia, Ilhas Aland, Ilhas Feroé, Gibraltar, Guernesei, Ilha de Man, Jersey, Kosovo, Nagorno-Karabakh, Chipre do Norte, Ossétia do Sul, Svalbard e Jan Mayen, Transnistria.
O primeiro aparecimento do povo anatomicamente moderno na Europa é datado de 35 000 a.C., embora seja povoado pelos antepassados humanos desde há 1,8 milhões de anos. Neste continente surgiram grandes evoluções civilizacionais, que vão desde a civilização Tripiliana às civilizações clássicas da Grécia e Roma. Mais recentemente, surgiram os Impérios Coloniais de Portugal, Espanha, Inglaterra e França, que espalharam a cultura europeia por todo o mundo e deram origem a inúmeros novos países em todos os continentes.
Com uma divisão administrativa em constante mudança, fruto das inúmeras guerras entre Estados e civilizações, após a II Guerra Mundial, iniciou-se um processo de União Europeia, que tem estado a englobar os mais variados Estados e culturas, aproximando-se a Europa, cada vez mais, de uma grande nação, dividida em várias regiões.
O continente europeu deve o seu topónimo à homenagem à figura da mitologia grega Europa, filha do Rei da Fenícia Agenor e de Teléfassa, que foi raptada do Zeus, que se disfarçou de touro para que a sua mulher (Hera) não se apercebesse da traição. Levada para a ilha de Creta, foi encontrada pelo irmão Cadmo, que fundou nessa ilha a cidade de Tebas.

TOPONÍMIA:

A Avenida da Europa localiza-se na Urbanização Vilas da Bemposta. Até à atribuição do topónimo as moradas eram compostas pelo número do lote de construção, tornando cada vez mais difícil a localização devido ao crescimento da zona. A Avenida da Europa abrange duas freguesias, a de Portimão e a de Alvor. É uma zona residencial de moradias, que conheceu um crescimento notável na última década. Antes de urbanizada era uma propriedade agrícola.

Para esta zona nova foi decido atribuir nomes de países europeus e de cidades que têm ligações com a história de Portugal.

LIGAÇÕES:

A Avenida tem Europa tem início na Rua de Tânger e termina na Rua da Escócia, tem ligações com as seguintes artérias: Rua de Goa, Damão e Diu, Rua da Madeira, Avenida de Portugal, Rua das Piteiras e Rua de Malta.

Sem comentários:

Enviar um comentário