terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AVENIDA FERNANDO PESSOA

Topónimo anterior: Não existente por ser uma artéria nova.Fernando António Nogueira Pessoa (13.06.1888-30.11.1935)
Um dos expoentes máximos da poesia portuguesa nasceu e faleceu na cidade de Lisboa, sendo filho de um funcionário do Ministério da Justiça.
Na casa onde nasceu, além dos progenitores, viviam a sua avó, doente mental e duas criadas.
Após a morte do seu progenitor, em 1893, a mãe voltou a casar, agora com o cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul, para onde Fernando Pessoa vai viver.
Residindo nesse país até concluir o ensino secundário, regressou a Lisboa em 1905, cidade onde viverá até à data da sua morte.
Em 1906, matricula-se no Curso Superior de Letras, mas nunca concluirá o curso, desistindo do mesmo em 1907.
No ano seguinte e depois de ter estabelecido uma tipografia que funcionou durante um curto espaço de tempo, Pessoa começou a trabalhar como correspondente estrangeiro em escritórios comerciais. Passa, então, a partilhar o seu tempo entre o trabalho e a escrita, escrevendo poesia e prosa em Português, Inglês e Francês.
Em 1914, o Poeta cria os heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. É o ano em que escreve os poemas O Guardador de Rebanhos e Livro do Desassossego.
Em Março de 1915, veio a sair o primeiro número da Revista Orpheu, na qual Pessoa participou.
Em 1921, publica o seu primeiro livro, apenas tendo publicado o segundo (e último em vida), em 1934. Com este (Mensagem) recebe o prémio do Secretariado de Propaganda Nacional.
Fernando Pessoa veio a falecer em 1935, de complicações hepáticas, na cidade de Lisboa.
Talvez Fernando Pessoa nunca tenha chegado a conhecer tal facto, mas possuía fortes laços genealógicos com a região algarvia. A título de exemplo temos que o seu bisavô paterno, João de Oliveira Delgado, era natural da cidade de Portimão.
Das suas obras, destacam-se:
O Guardador de Rebanhos (um conjunto de 49 poemas escritos pelo heterónimo Alberto Caeiro em 1914)
O Livro do Desassossego
Mensagem (composto por 44 poemas, foi publicado em 1934)
TOPONIMIA:

O Município de Portimão decidiu homenagear Fernando Pessoa, atribuindo o seu nome a uma das avenidas localizadas no Alto Alfarrobal. Esta era uma zona agrícola até à sua recente urbanização, iniciado nos anos 1990.
LIGAÇÕES:

A Avenida Fernanda Pessoa tem início na rotunda de ligação às avenidas Gil Vicente e Luís Vaz de Camões e termina na Rua de Nossa Senhora dos Remédios, tendo ligações com as seguintes artérias: Rua António Vicente de Castro e Rua José Veríssimo da Silva Júnior.
Avenida surgida da expansão da cidade para a zona de Vale de Lagar/Pedra Mourinha é especialmente uma artéria residencial, nela se localizando a Escola EB 2,3 Júdice Fialho.

Fernando Pessoa tem ainda um outro topónimo na freguesia de Portimão, o da Praceta Fernando Pessoa, que faz ligação com a Rua Prof. Egas Moniz, topónimo este bastante mais antigo.

Avenida Fernando Pessoa (Foto de Nuno Campos Inácio)

Sem comentários:

Enviar um comentário