domingo, 13 de março de 2011

BECO DOS CHORÕES

Topónimo anterior: Inexistente
Chorão da Praia

Chorão-das-praias é o nome comum da espécie Carpobrotus edulis, uma planta suculenta, rastejante, nativa da região do Cabo, na África do Sul. Em regiões com clima semelhante, como o Mediterâneo e partes da Austrália e Califórnia, escapou ao controle humano e tornou-se uma espécie invasora.
O Carpobrotus edulis é um caméfito rastejante com longos caules escamosos que podem atingir vários metros de comprimento, enraizando nos nodos.
As folhas são carnudas, com ângulo dorsal serrilhado, de 40 a 80 mm de comprimento e de 8 a 17 mm de largura, secção triangular (formando um triângulo aproximadamente equilátero quando seccionadas perpendicularmente ao seu eixo principal) e ápice aguçado, verde brilhantes quando jovens, com laivos avermelhados quando envelhecidas, principalmente ao longo dos rebordos. As superfícies adaxiais e laterais são distintamente côncavas, particularmente em períodos de maior secura. Grandes células translúcidas à superfície das folhas jovens produzem uma superfície brilhante que se assemelha a folhas matizadas por geada (daí a planta ser conhecida por ice-plant, ou seja planta-do-gelo, em inglês).
As flores têm 5 a 9 mm de diâmetro, sobre pedicelos com 10 a 20 mm de comprimento, com estaminódios semelhantes a pétalas, amarelos a purpurescentes. Os estames são numerosos (400 a 600), amarelos, agrupados em séries de 6 ou 7 unidades. Cada flor tem 8 a 10 estiletes livres sobre um ovário cónico, ligeiramente comprimido na sua parte basal e convexo no topo.
O fruto, popularmente designado por figo dada a sua semelhança com um sicónio, é comestível, passando de verde a amarelo ou avermelhado com o amadurecimento e produzindo um odor pungente quando esmagado. (in Wikipedia)
TOPONÍMIA:

O Beco dos Chorões localiza-se numa urbanização recente, próximo do Sítio de Vale de França.
LIGAÇÕES:

O Beco dos Chorões tem ligação com a Rua da Cruz Vermelha e com o Beco dos Cardos.

Sem comentários:

Enviar um comentário