domingo, 27 de março de 2011

ESTRADA DA BEMPOSTA

Topónimo anterior: Inexistente
O topónimo Bemposta tem origem Árabe, sendo muito frequente no Algarve. Significa uma posição elevada, de onde ser consegue obter uma larga panorâmica.

No município de Portimão, a Bemposta era uma grande quinta, ou herdade agrícola, que se localizava entre as freguesias de Portimão e de Alvor. Desconhece-se quando terá sido "fundada" mas, na herdade da Bemposta, vivia José Rodrigues Malha, em 1765, pelo que o topónimo e a fundação da herdade será anterior ao Século XVIII.

A Quinta da Bemposta veio a ser urbanizada ao longo das últimas décadas, perdendo a sua vocação agrícola e adquirindo o estatuto de zona turística e residencial, iniciado com a construção do Aldeamento da Bemposta, ainda nos anos 1970.

A propriedade agrícola foi dividida por várias urbanizações recentes, que adquiriram o mesmo topónimo, como "Aldeamento Turístico da Bemposta", "Urbanização da Bemposta", "Urbanização Jardins da Bemposta", "Vilas da Bemposta" ou "Monte da Bemposta".


TOPÓNIMO:


A Estrada da Bemposta tomou o seu topónimo da designação popular, pois já era conhecida por esse nome. Na Estrada da Bemposta localiza-se o Estádio da Torralta e várias urbanizações.


LIGAÇÕES:


A Estrada da Bemposta tem início na Avenida Gil Vicente e termina na Rua de Tânger, tendo ligações com as seguites artérias: Praceta das Malvas, Rua das Faias, Rua do Pinheiro, Travessa da Estrada da Bemposta, Rua do Vale de Lagar, Travessa do Pinheiro, Rua do Olival, Travessa Manoel de Oliveira e Rua do Paraíso.

Sem comentários:

Enviar um comentário