domingo, 27 de março de 2011

ESTRADA DA BARCA - ALVOR

Topónimo anterior: Inexistente
Até ao desenvolvimento da rede de estradas, no final do Século XIX, início do Século XX, as ligações entre as localidades costeiras eram feitas por barcas de passagem.

As barcas eram embarcações de pequena tonelagem, a remos ou com uma única vela de pendão.

A vila de Alvor tinha uma barca de passagem, que fazia a ligação com Lagos, pelo menos desde o Século XV, uma vez que a mesma é referida no Livro do Almoxarifado de Silves desse século.

A barca de passagem era um direito do Rei que, no Século XV, tinha sido dado por merçê a Álvaro de Ataíde. Não se sabe quando terá terminado essa ligação por barca, mas é certo que a mesma deu um grande contributo para o desenvolvimento da vila.


TOPONÍMIA:


A Estrada da Barca é uma artéria recente, que resultou da urbanização de terrenos junto à Escola EB 2,3 D. João II, em Alvor. Nesta estrada localiza-se a escola e alguns edificios de habitação e comércio.


LIGAÇÕES:


A Estrada da Barca tem início da Estrada Não Classificada Nº 39 e termina na Rua do Pinheiro Manso. Tem ligações com as seguintes artérias: Rua António da Trindade Vidal, Rua dos Mestres, Rua Fernando Lopes, Rua Fernando Carmona, Praceta Alto da Ria e Rua Alto da Ria.

Sem comentários:

Enviar um comentário