sábado, 19 de março de 2011

BECO SANTO EXPEDITO

Topónimo anterior: Inexistente Santo Expedito

Santo Expedito é, segundo a tradição católica, um mártir de origem armênia, natural de Metilene, cidade edificada por ordem do imperador Trajano, no Século II, que se converteu na residência da 12ª Legião, conhecida por "Fulminante", que tinha por missão defender o Império Romano dos ataques dos bárbaros.
Santo Expedito era, segundo a tradição, o chefe dessa 12ª Legião Romana. Durante uma campanha da Germânia, na região dos Quades, (nordeste da Hungria), o Imperador Marco Aurélio viu-se cercado pelos bárbaros, tendo ficado sem água e provimentos. o Imperador orou segundo a sua mitologia, mas a 12ª Legião, recrutada no Distrito de Metilene, na Capadócia, formada em grande parte por soldados cristãos, optaram por orar a Deus.
Quando estavam para ser atacados, caiu uma chuva abundante, que resolveu o problema da falta de água. Seguiu-se forte trovoava e chuva de granizo, que levou os atacantes a debandarem do local.
Esta vitória não evitou, no entanto, que Santo Expedito tenha sido alvo das preseguições aos cristãos ordenadas por Deocleciano, no Século III. Muitos mártires e Santos da Igreja Católica foram mortos nessas perseguições, entre os quais se encontravam Santo Expedido e São Sebastião, também este último pertencente à 12ª Legião.
O martírio ocorreu no dia 19 de Abril de 303, tendo Santo Expedito sofrido o suplício da flagelação, antes de ser decapitado, juntamente com os mártires Hermógenes, Caio, Aristônio, Rufo e Gálatas.
Santo Expedito é o defensor e patrono das "Causas Urgentes", que terá dado origem à expressão "de forma expedita".

TOPONÍMIA:
O Beco Santo Expedito localiza-se na Urbanização de Santo Expedito, junto ao Sítio dos Três Bicos e próximo da Aldeia de São Sebastião (seu companheiro militar), sendo uma zona residencial de vivendas.
LIGAÇÕES:
O Beco Santo Expedito tem como única ligação a Rua Fernando Lopes Graça

Sem comentários:

Enviar um comentário