Topónimos anteriores: Avenida do Liceu
A Avenida 25 de Abril foi construída em terrenos que pertenciam à grande propriedade agrícola da Quinta do Amparo, na sua extrema com outra grande área produtiva, a do Pontal. A propriedade do Pontal pertencia, juntamente com o esteiro do Estremal, a Baltazar de Melo e a sua mulher D. Beatriz, moradores em Portimão, conforme refere o Livro do Almoxarifado de Silves, da Casa da Rainha, do Séc. XVI (segundo a leitura paleográfica, transcrição, organização e índices do Dr. Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real, no livro editado pela AEDPHC do Concelho de Silves).
Também a herdade da Quinta do Amparo é bastante antiga, sendo que, na sua capela, casaram Manuel da Costa Tavares Freire e Joana de Sárrea Telles (herdeira da Quinta da Donalda), em 03 de Junho de 1696.
Nos anos 1940 iniciou-se a urbanização do Bairro Pontal, com a construção de casas para as famílias mais pobres da cidade. Por sua vez, em 1964, foi construído o Liceu Nacional de Portimão, em terrenos a sul da Quinta do Amparo, o que levou à abertura de uma avenida que ligasse esse novo equipamento de ensino ao centro da cidade.
Portimão ambicionava, havia muitos anos, a construção de um Liceu Nacional, pois a cidade era servida apenas por um Liceu Municipal, cujos custos eram ruinosos para o município. Isso mesmo consta do Relatório da Gerência de 1952, onde o executivo municipal pondera o encerramento do Liceu Municipal de Portimão, que tinha uma despesa de 223.604$00 e uma receita de 62.278$20.
Não será de estranhar, portanto, que a esta nova avenida, construída propositadamente para servir de ligação entre o Liceu e o centro da cidade de Portimão, tivesse sido atribuído o topónimo de “Avenida do Liceu”, um motivo de orgulho para uma cidade que apresentava um crescimento urbanístico e populacional notável, que, na época, mereceu a honra de ser inaugurado pelo Presidente da República Américo Tomás.
Com a Revolução do 25 de Abril, o novo regime democrático decidiu alterar o topónimo para “Avenida 25 de Abril”, em homenagem a esta data histórica para Portugal.
Com a Revolução do 25 de Abril, também o nome do Liceu foi alterado para Escola Secundária Poeta António Aleixo.
Nesta Avenida funcionam: a Escola Secundária Poeta António Aleixo, a EDP, a Piscina Municipal (embora a entrada principal esteja na Rua da Guiné-Bissau) e o Mercado 25 de Abril; funcionou o antigo Bingo do Portimonense; possui vários espaços de comércio e serviços (entre eles duas agencias bancárias) e é uma importante zona residencial da cidade.
LIGAÇÕES:
A Avenida 25 de Abril tem início na Rua Quinta do Bispo e termina na Rotunda Salgueiro Maia, possuindo ligações com as seguintes artérias: Rua C, Rua Jaime Palhinha, Rua Rainha D. Amélia, Rua das Oliveiras, Rua Nossa Senhora do Amparo, Rua da Guiné-Bissau, Rua de Timor, Rua de São Tomé e Príncipe, Rua General Humberto Delgado e Rua dos Operários Conserveiros.


Que trabalho fantástico!
ResponderEliminarPARABÉNS!
Impressionante, como era antes e como está agora. Excelente trabalho!
ResponderEliminar